8º ano A do EFII - Língua Portuguesa: Vícios de linguagem
ESCOLA ESTADUAL CANADÁ – SANTOS
Atividades escolares híbridas do 2º Bimestre – 2021
Em construção. Disciplina: LP Professora: Cláudia Gaspar Barros Machado Série/Ano: 8º ano A Período da Atividade: semana de 20/05/ a 27/05/21 * Tempo de duração da atividade: 2 aulas/sala |
Tema da aula:
Material:
|
Explicação sobre a atividade: Os alunos assistiram a aula do CMSP com a professora, realizaram a leitura e compreensão do texto e passaram as atividades para o caderno ou apostila do Currículo Paulista e realizaram a correção. Link da aula:https://www.youtube.com/watch?v=GlMuipHYods Vícios de linguagemEmbora frequentes no dia a dia dos falantes, os vícios de linguagem são desvios gramaticais, ou seja, palavras, expressões e construções que fogem às regras da norma padrão ou norma culta. Os vícios de linguagem ocorrem, normalmente, por falta de atenção e pouco conhecimento dos significados das palavras pelos falantes. Confira alguns vícios de linguagem: BarbarismoErros de pronúncia, acentuação, ortografia, flexão e significação são considerados barbarismo. Erros de pronúncia:
Erros de acentuação:
Erros de ortografia:
Erros de flexão:
Erros de significação:
SolecismoErros de sintaxe (concordância, regência e colocação pronominal) são considerados solecismo. Erros de concordância:
Erros de regência:
Erro de colocação pronominal:
Pleonasmo vicioso ou redundânciaOcorre pleonasmo vicioso ou redundância quando há uma repetição de ideias desnecessária para a transmissão do conteúdo da frase. Exemplos:
Ambiguidade ou anfibologiaNas frases sem clareza ou com duplo sentido ocorre ambiguidade ou anfibologia. Exemplos:
Cacofonia ou cacófatoOcorre cacofonia ou cacófato quando a pronúncia de palavras seguidas produz um som desagradável ou sugere outra palavra menos apropriada. Exemplos:
EcoDissonâncias causadas por terminações iguais nas palavras são consideradas eco. Exemplos:
HiatoDissonâncias causadas por sequências de vogais idênticas ou semelhantes são consideradas hiato. Exemplos:
ColisãoDissonâncias causadas por sequências de consoantes idênticas ou semelhantes são consideradas colisão. Exemplo:
VulgarismoO uso de expressões que não se enquadram no padrão culto é considerado vulgarismo. Vulgarismo fonético:
Vulgarismo morfológico e sintático:
PlebeísmoRefere-se a gírias, calão e expressões populares que indicam falta de instrução e erudição. Exemplos:
Nota: Também a utilização de chavões é considerada por muitos autores como vício de linguagem, por empobrecer o discurso e limitar a autonomia do pensamento humano. Exemplos:
EstrangeirismoConsiderado por alguns autores como barbarismo, o estrangeirismo consiste no uso exagerado e desnecessário de palavras de outros idiomas em vez das formas equivalentes em português. Exemplos:
NeologismoConsiste na criação exagerada de novas palavras, muitas vezes desnecessárias, por já haver palavras análogas no português. Exemplos:
ArcaísmoRefere-se à utilização de palavras ou expressões em desuso. Exemplos:
Preciosismo e prolixidadeReferem-se a uma linguagem exacerbada para referir ideias normais, bem como ao excesso de palavras para transmitir ideias simples, prejudicando a clareza e naturalidade do discurso.
|
Como será a devolutiva:
|
Comentários
Postar um comentário