2º ano F: Polêmica
ESCOLA ESTADUAL CANADÁ – SANTOS
ROTEIRO DE ATIVIDADES
Atividades escolares à distância do 4º Bimestre – 2020
Disciplina: Língua portuguesa e literatura Professora: Cláudia Gaspar Barros Machado Série/Ano: 2ºs ano F Período da Atividade: 14 a 18 de dezembro de 2020 * Tempo de duração da atividade: 2 aulas/sala |
Habilidades: Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na sociedade. Identificar o texto argumentativo. Objetivos: Refletir sobre a função do artigo de opinião e relembrar sua estrutura. |
Explicação sobre a atividade: Os alunos assistiram à aula do Centro de Mídias: “Polêmica” e realizaram as atividades do Caderno Aprender Sempre. Link da aula: https://youtu.be/QE5GFE283tY
Questões da aula: 1) Você costuma ter opiniões polêmicas? 2) O feijão deve ser posto por cima ou por baixo do arroz? 3) Qual é o melhor anime: Naruto ou Dragon Ball Z? 4) Qual é o melhor: Stars Wars ou Star Trek? 5) Qual é o melhor console de videogame? 6) Férias no campo ou na praia? 7) Trabalhar por prazer ou por recompensa financeira? 8) Uma pizza de 40 reais ou 4 pizzas de 10 reais?
9) Verdadeiro ou falso? a) Em um artigo de opinião, eu posso utilizar opiniões do senso comum? F b) Um artigo de opinião é um gênero narrativo? F c) O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pede que os candidatos escrevam um artigo de opinião em sua redação? F d) Um dos critérios de avaliação da redação do ENEM é a "proposta de intervenção"? V e) Toda a opinião é válida e deve ser divulgada? F 10) Desenvolva o seu artigo de opinião e envie aos meios solicitados pelo CMSP. Como desenvolver o hábito da leitura nos jovens brasileiros? |
Como será a devolutiva: Colocar no Caderno. Enviar as sequências 1 ao meu email, URGENTE. Realizar as avaliações da Plataforma Caed: são 2 de português Ir à escola pegar as provas impressas, responder e enviar foto do gabarito ao meu e-mail.atividadeprofclaudia2@gmail.com |
Comentários
Postar um comentário