Atividade 2ºF: “Como encontrar leitores para os clássicos?”

 


 ESCOLA  ESTADUAL CANADÁ  – SANTOS

      


  ROTEIRO DE ATIVIDADES

   Atividades escolares à distância  do 3º Bimestre – 2020


Disciplina: Língua portuguesa e literatura     Professora: Cláudia Gaspar Barros Machado

Série/Ano: 2º F

Período da Atividade: 01/10 a 06/10  de 2020  * Tempo de duração da atividade: 3 aulas/sala


Habilidades:

Confrontar um texto produzido antes do século XX com outros textos, opiniões e informações, posicionando-se criticamente, levando em conta os diferentes modos de ver o mundo presente.


Explicação sobre a atividade:

Os alunos assistiram à aula do Centro de Mídias: “Como encontrar leitores para os clássicos?”, interagiram pelo chat, leram os textos junto aos professores e realizarão a atividade complementar, enviando ao meu email e aos meios solicitados pelo centro de mídias.

 

Link da aula: https://youtu.be/PdvGgHepeDQ

 

Questões da aula:

1) Qual o melhor livro que você já leu? Por quê?

2) Qual o melhor filme a que você assistiu? Por quê?

3) O que você percebe de diferenças quando um livro é transformado em filme?

4) É possível ter a mesma experiência do livro com o filme?

 


Iracema é um livro do período romântico. Um livro indianista.

5) Em sua opinião, qual a maior dificuldade na leitura de um livro como este?

a) tema.

b) a linguagem.

c) o excesso de descrição.

d) a lentidão da narrativa.


 6) Se você tivesse que, obrigatoriamente, indicar o livro Iracema para uma pessoa, o que você diria para convencê-la a ler?

                                                               -----------------------


 


7) Dom Casmurro é um livro do período realista. Em sua opinião, qual a maior dificuldade na leitura de um livro como este?

a) tema.

b) a linguagem.

c) o excesso de descrição.

d) a lentidão da narrativa.

8) Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos. No entanto, as gerações mais jovens têm dificuldade em ler seus livros. Em sua opinião, a que se deve essa dificuldade?

9) Como convencer um jovem de 16 anos a ler um livro de Machado de Assis?

10) No século XIX, o principal meio de contato com a ficção de qualidade eram os livros: romances, contos, folhetins etc. No nosso século XXI, como é possível ter contato com ficção de qualidade?

11) Você pode indicar filmes e séries que podem ser lidos como representantes de narrativas muito bem elaboradas nos dias de hoje?

12) Produza um artigo de opinião a partir da questão polemica:

Por que os jovens de hoje não se interessam pelos clássicos da literatura brasileira?

 


Como será a devolutiva:

As questões devem ficar no caderno. O texto com título e no mínimo 3 parágrafos deve ser enviado para o meu email:atividadeprofclaudia2@gmail.com, até dia 15/10/2020.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8º ano A EFII: Língua Portuguesa - Fato ou opinião? Eis a questão

3º Bimestre: ATIVIDADES 2ºF "REPORTAGEM"

ATIVIDADES 3ºA/B e C