2º ano F : Do trapézio e outras coisas

 ESCOLA  ESTADUAL CANADÁ  – SANTOS

     


                           ROTEIRO DE ATIVIDADES

 

                 Atividades escolares à distância  do 3º Bimestre – 2020


Disciplina: Língua portuguesa e literatura     Professora: Cláudia Gaspar Barros Machado

Série/Ano: 2º ano F 

Período da Atividade: 09 a 11 de setembro de 2020  * Tempo de duração da atividade: 2 aulas/sala

Habilidades:

Relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX.
Concatenar ideias na estruturação de textos expositivos e narrativos.


Explicação sobre a atividade:

Os alunos assistiram à aula do Centro de Mídias: Do trapézio e outras coisas, interagiram pelo chat, leram a página 104 do caderno do aluno, acompanhando os professores do CMSP e realizarão a atividade complementar, enviando ao meu email as atividades e aos meios solicitados pelo centro de mídias.

 

Link da aula: https://youtu.be/35IBicBH2Uk

 

Questões da aula:

 


1) Quais perigos envolvem a prática do trapézio, em um circo, por exemplo?




2) O pai de Brás Cubas pagou todas as despesas e os empréstimos que o filho fez com estranhos. O que isso revela da personalidade de Brás Cubas? Qual é a relação desse comportamento com o trapézio?

  

 




3) Que crítica implícita (escondida) é possível identificar quanto à idealização romântica do amor?

 

 

 


 4) Brás Cubas quer levar Marcela consigo para Coimbra. Quais argumentos poderiam convencê-la a ir com ele?

 

 

 


5) Brás Cubas decide comprar uma joia para Marcela, dizendo que iria “pedir-lhe por um meio concreto do que a súplica”. Qual é a real natureza do sentimento de Marcela em relação a Brás Cubas?

 





 6) Considerando o tom irônico próprio do estilo machadiano e o contexto da obra quanto à desmitificação do ideal romântico, qual é a opinião a respeito do início do capítulo: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis”? (réis=dinheiro)

 

7) O que há de diferente em relação à primeira tentativa de convencê-la a ir com ele? Comente.

 


8) Qual é a sua opinião em relação ao comportamento do pai de Brás Cubas?

 9) Qual é a sua opinião em relação ao comportamento de Brás Cubas?

  

Livro “Memórias póstumas de Brás Cubas” em pdf

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000215.pdf

 10) Qual é a natureza dos relacionamentos amorosos na vida de Brás Cubas?

11) Brás Cubas é o protagonista desse livro. Quais são as diferenças e as semelhanças entre ele e os protagonistas dos romances românticos?  

 

Como será a devolutiva:

Copiar e responder às questões no caderno.

Mandar foto das questões respondidas para: atividadeprofclaudia2@gmail.com até 14/09/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º Bimestre: ATIVIDADES 2ºF "REPORTAGEM"

8º ano A EFII: Língua Portuguesa - Fato ou opinião? Eis a questão

ATIVIDADES 3ºA/B e C