Atividades 2ºF-“Poemas que grudam...”
ESCOLA ESTADUAL CANADÁ – SANTOS
Atividades escolares à distância do 3º Bimestre – 2020
Disciplina: Língua portuguesa e literatura Professora: Cláudia Gaspar Barros Machado Período da Atividade: 10 a 14 de agosto de 2020 * Tempo de duração da atividade: 2 aulas/sala |
Habilidades:Relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX |
Explicação sobre a atividade: Os alunos assistiram à aula do Centro de Mídias e realizaram as atividades solicitadas sobre SIMBOLISMO: poemas que grudam.
Link da aula:https://youtu.be/JXhfoHItvkc Link do caderno do aluno:chromeextension://ohfgljdgelakfkefopgklcohadegdpjf/https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/2a%20se%CC%81rie%203o%20BIM_alterado.pdf O que faremos hoje?
Também farão o perfil solicitado.
Perguntas da aula de hoje:
1) Você sabe o que é uma música-chiclete? 2) O que você faz quando uma música de que você não gosta faca martelando na sua cabeça?
3) Você conseguiu sentir o ritmo dos poemas durante a leitura? 4) Em sua opinião, há a possibilidade de poemas, como os lidos, grudarem na mente como as músicas-chicletes?
5) Qual o tema central do 1º poema? 6) 7) Observe o poema 2. Você concorda com a visão expressa pelo eu lírico?
“[...] Não há para o amor ridículos preâmbulos, Nem mesmo as convenções as mais superiores;E vamos pela vida assim como os noctâmbulos À fresca exalação salúbrica das flores.[...]” Texto disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000089.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020. “Nas largas mutações perpétuas do universo.O amor é sempre o vinho enérgico, irritante...Um lago de luar nervoso e palpitante...Um sol dentro de tudo altivamente imerso.[...]” texto disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000089.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020. “[...]E somos uns completos, célebres artistasNa obra racional do amor — na heroicidade,Com essa intrepidez dos sábios transformistas.[...]” Texto disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000089.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020. “[...]Cumprimos uma lei que a seiva nos dirigeE amamos com vigor e com vitalidade,A cor, os tons, a luz que a natureza exige!... [...]” Texto disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000089.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020. Outras características do Simbolismo:
Trecho do poema: “Violões que choram”, de Cruz e Sousa. “[...]Vozes veladas, veludosas vozes,Volúpias dos violões, vozes veladas,Vagam nos velhos vórtices velozesDos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. Tudo nas cordas dos violões ecoa E vibra e se contorce no ar, convulso...Tudo na noite, tudo clama e voaSob a febril agitação de um pulso.[...]” Disponível em: https://pt.wikisource.org/wiki/Viol%C3%B5es_Que_Choram... Acesso em: 3 ago. 2020. Compartilhe no chat...
Trecho do poema: “Violões que choram”, de Cruz e Sousa. Ah! plangentes violões dormentes, mornos,Soluços ao luar, choros ao vento...Tristes perfis, os mais vagos contornos,Bocas murmurejantes de lamento.[...]
Disponível em: https://pt.wikisource.org/wiki/Viol%C3%B5es_Que_Choram... Acesso em: 3 ago. 2020. Atividade complementar Pesquise a obra de Cruz e Sousa e outros poetas simbolistas, como o brasileiro Alphonsus de Guimaraens, os portugueses Eugênio de Castro e Camilo Pessanha, os franceses Charles Baudelaire e Paul Verlaine e, com base em seus poemas, elabore um perfil de rede social com as características próprias desses autores, suas obras, seus interesses, sua personalidade artística. Faça este perfil no seu caderno ou com os materiais de que você dispuser: sulfite, cartolina, papel-cartão, hidrocor, lápis de cor e, acima de tudo, muita criatividade. Apresente esta atividade ao seu professor e compartilhe nas redes sociais com a hashtag #EunoCMSP. |
Comentários
Postar um comentário