Atividades 2ª F- Qual a função dos brincos?

ESCOLA  ESTADUAL CANADÁ  – SANTOS


 

                           ROTEIRO DE ATIVIDADES

                 Atividades escolares à distância  do 3º Bimestre – 2020


Disciplina: Língua portuguesa e literatura     Professora: Cláudia Gaspar Barros Machado
Série/Ano: 2º F- EM
Período da Atividade:  13   a  20/08/20  * Tempo de duração da atividade: 2 aulas/sala

Habilidades: Relacionar a produção poética à herança cultural acumulada pela língua portuguesa e aos processos de continuidade e ruptura.



Explicação sobre a atividade:

Os alunos assistiram às aulas do Centro de Mídias SP, Leram poemas parnasianos e aprenderam
 sobre as principais características desse movimento literário sobre:Relacionar os textos parnasianos às questões do cotidiano contemporâneo. realizaram as atividades propostas, respondendo as atividades solicitadas via chat e as colocando no caderno também.

Objetivo: leitura de textos líricos com foco na ruptura e no diálogo com a tradição.


Questões da aula:

O que faremos hoje?
  • Ler poemas parnasianos e aprender sobre as principais características desse movimento literário.
  • Relacionar os textos parnasianos às questões do cotidiano contemporâneo.

  • Por que as pessoas usam brincos?
  • Qual é a utilidade das gravatas?
  • Por que as pessoas escutam música?
  • Por que as pessoas saem de férias?
  • Por que as pessoas leem romances, quadrinhos, poesias?
  • Em sua opinião, o que faz um poema ser considerado um excelente texto?


“Hino à tarde”, de Olavo Bilac

Glória jovem do sol no berço de ouro em chamas,
Alva! Natal da luz, primavera do dia,
Não te amo! Nem a ti, canícula bravia,
Que a ti mesma te estruís no fogo que derramas!

Amo-te, hora hesitante em que se preludia
O adágio vesperal, — tumba que te recamas
De luto e de esplendor, de crepes e auriflamas,
Moribunda que ris sobre a própria agonia!

Amo-te, ó tarde triste, ó tarde augusta, que, entre
Os primeiros clarões das estrelas, no ventre,
Sob os véus do mistério e da sombra orvalhada,

Trazes a palpitar, como um fruto do outono,
A noite, alma nutriz da volúpia e do sono,
Perpetuação da vida e iniciação do nada…
 
  • Quais sensações o poema de Olavo Bilac desperta em você?
  • Ao fazer “Hino à tarde”, o poeta se preocupou mais com a forma ou com o conteúdo de seu poema?
  • Quais palavras deste poema as pessoas não costumam mais utilizar no cotidiano?
  • A que é comparado o poeta nesta estrofe?

“Profissão e fé”, de Olavo Bilac

[...]
Invejo o ourives quando escrevo:
Imito o amor
Com que ele, em ouro, o alto relevo
Faz de uma flor.
[...]

  • Ao comparar o trabalho do poeta ao de um fabricante de joias, qual é a visão que o eu lírico tem de um poema, isto é, qual seria a função de um poema no Parnasianismo?
  • Os poetas modernistas brasileiros foram grandes críticos do Parnasianismo.
    Em sua opinião, quais eram as críticas apontadas por esses poetas?
  • A poesia parnasiana foi, em seu período, o estilo literário mais popular no Brasil.
    Em sua opinião, ao que se devia essa popularidade?
  • Em sua opinião, existem herdeiros da tradição parnasiana na cultura brasileira?



Atividade complementar:

Pesquise na internet poemas parnasianos escritos pelos poetas mencionados
nesta aula.
Escolha um poema e faça um vídeo declamando-o.
Apresente-o ao seu professor e compartilhe nas redes sociais com a: 
hashtag #EunoCMSP 





Como será  a devolutiva, Enviar o vídeo ou link para meu e-mail.
 atividadeprofclaudia@gmail.com



 

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